10/03 – Dia do Combate ao Sedentarismo

10/03 – Dia do Combate ao Sedentarismo

O Dia de Combate ao Sedentarismo é uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da prática regular de atividades físicas para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

O Dia de Combate ao Sedentarismo, celebrado em 10 de março, é uma data importante para conscientizar as pessoas sobre a importância da atividade física na prevenção e tratamento de doenças. 

O sedentarismo é considerado um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O sedentarismo é definido como a falta de atividade física regular, ou seja, quando uma pessoa passa a maior parte do tempo sentada ou deitada, sem praticar exercícios físicos de forma regular. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a falta de atividade física é responsável por cerca de 3,2 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Por isso, o Dia de Combate ao Sedentarismo é uma oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância da prática regular de atividades físicas para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. A atividade física pode ser realizada de diversas formas, como caminhadas, corridas, exercícios de musculação, dança, yoga, pilates, entre outras.

Além dos benefícios para a saúde, a atividade física também contribui para a melhora da qualidade de vida, aumenta a autoestima, melhora o sono, reduz o estresse e a ansiedade e ainda proporciona momentos de lazer e interação social.

Para iniciar uma prática regular de atividade física, é importante que a pessoa procure orientação de um profissional de educação física e faça uma avaliação médica antes de iniciar qualquer tipo de exercício. É fundamental também escolher atividades que sejam compatíveis com o estilo de vida e as preferências pessoais, para que a prática seja prazerosa e duradoura.

A Ages entende a necessidade e busca sempre lembrar que a atividade física não deve ser encarada como uma obrigação, mas sim como um hábito saudável e prazeroso. A prática regular de exercícios físicos deve fazer parte do cotidiano das pessoas, assim como uma alimentação saudável e a realização de exames médicos de rotina.

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.

Você pode gostar

Você pode gostar

VER TODAS