23/01 – Dia Internacional da Medicina Integrativa

23/01 – Dia Internacional da Medicina Integrativa

A medicina integrativa reúne abordagens convencionais e complementares de forma coordenada.  

A medicina integrativa também enfatiza intervenções multimodais, que são duas ou mais intervenções, como abordagens convencionais de saúde (como medicação, reabilitação física, psicoterapia) e abordagens complementares de saúde (como acupuntura, ioga e probióticos) em várias combinações, com ênfase em tratando a pessoa como um todo em vez de, por exemplo, um sistema orgânico. A saúde integrativa visa cuidados bem coordenados entre diferentes provedores e instituições, reunindo abordagens convencionais e complementares para cuidar da pessoa como um todo.

O uso de abordagens integrativas para saúde e bem-estar tem crescido em ambientes de cuidados no mundo todo. Muitos pesquisadores têm explorado os benefícios potenciais da medicina integrativa em uma variedade de situações, incluindo o controle da dor, alívio dos sintomas em pacientes com câncer e sobreviventes e programas para promover comportamentos saudáveis.

Mas o que é a saúde da pessoa como um todo?

A saúde da pessoa como um todo refere-se a ajudar indivíduos, famílias, comunidades e populações a melhorar e restaurar sua saúde em vários domínios interconectados – biológico, comportamental, social, ambiental – em vez de apenas tratar doenças. A pesquisa sobre a saúde da pessoa como um todo e sua aplicação na medicina integrativa, inclui a expansão da compreensão das conexões entre esses vários aspectos da saúde, incluindo conexões entre órgãos e sistemas do corpo.

Abordagens Complementares de Saúde

Abordagens complementares podem ser classificadas por sua entrada terapêutica primária (como a terapia é recebida ou administrada), que pode ser:

  • Nutricional (por exemplo, dietas especiais, suplementos dietéticos, ervas e probióticos);
  • Psicológica (por exemplo, atenção plena);
  • Física (por exemplo, massagem, manipulação da coluna);
  • Combinações como psicológicas e físicas (por exemplo, ioga, tai chi, acupuntura, dança ou terapias artísticas) ou psicológicas e nutricionais (por exemplo, alimentação consciente);

As abordagens nutricionais incluem também suplementação com produtos naturais, enquanto as abordagens psicológicas e/ou físicas incluem práticas mentais e corporais.

Abordagens Nutricionais

Essas abordagens incluem uma variedade de produtos, como  ervas e plantas,  vitaminas e minerais e  probióticos . Eles são amplamente comercializados, prontamente disponíveis para os consumidores e frequentemente vendidos como  suplementos nutracêuticos ou alimentícios.

Abordagens psicológicas e físicas

Abordagens físicas e/ou psicológicas complementares incluem tai chi , ioga , acupuntura , massagem terapêutica , manipulação da coluna vertebral , arteterapia, musicoterapia, dança, redução do estresse baseada na atenção plena e muitas outras. Essas abordagens geralmente são administradas ou ensinadas por um profissional ou professor treinado.

Ioga,  quiropraxia e manipulação osteopática  e  meditação  estão entre as abordagens complementares de saúde mais populares usadas por adultos. 

Outras abordagens psicológicas e físicas incluem técnicas de relaxamento (como exercícios respiratórios e meditações guiadas), hipnoterapia, método Feldenkrais, técnica de Alexander, Pilates, Rolfing Structural Integration e integração psicofísica Trager.

Várias abordagens psicológicas e físicas, sozinhas ou combinadas, são úteis para uma variedade de condições. Alguns exemplos incluem o seguinte:

  • A acupuntura  pode ajudar a aliviar os tipos de dor que geralmente são crônicas, como dor lombar, dor no pescoço e osteoartrite/dor no joelho. A acupuntura também pode ajudar a reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais e prevenir dores de cabeça de enxaqueca.
  • A meditação  pode ajudar a reduzir a pressão arterial, sintomas de ansiedade e depressão e sintomas de síndrome do intestino irritável e surtos em pessoas com colite ulcerosa. A meditação também pode beneficiar pessoas com insônia.
  • O tai chi  parece ajudar a melhorar o equilíbrio e a estabilidade, reduzir a dor nas costas e a dor causada pela osteoartrite do joelho e melhorar a qualidade de vida em pessoas com doenças cardíacas, câncer e outras doenças crônicas.
  • A ioga  pode beneficiar o bem-estar geral das pessoas, aliviando o estresse, apoiando bons hábitos de saúde e melhorando a saúde mental/emocional, o sono e o equilíbrio. O yoga também pode ajudar na dor lombar e no pescoço, ansiedade ou sintomas depressivos associados a situações difíceis da vida, parar de fumar e melhorar a qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas.

A quantidade de pesquisas sobre abordagens psicológicas e físicas varia muito, dependendo da prática. Por exemplo, os pesquisadores fizeram muitos estudos sobre acupuntura, ioga, manipulação da coluna vertebral e meditação, mas houve menos estudos sobre algumas outras abordagens.

Outras Abordagens de Saúde Complementar

Algumas abordagens complementares podem não se encaixar perfeitamente em nenhum desses grupos – por exemplo, as práticas de curandeiros tradicionais, medicina ayurvédica, medicina tradicional chinesa, homeopatia , naturopatia e medicina funcional .

Mas o principal é entender a eficiência da combinação e do olhar geral que a medicina integrativa usa na combinação das terapias e como ela consegue de uma só vez, tratar mente, corpo e alma das pessoas.

 

Fonte desta matéria: nccih.nih.gov | my.clevelandclinic.org

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.

Você pode gostar

Você pode gostar

VER TODAS