Fases do climatério: você conhece as quatro?

Fases do climatério: você conhece as quatro?

O climatério é o período na vida da mulher que marca a transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva. Ele é caracterizado pela redução progressiva dos hormônios sexuais, principalmente o estrogênio, que pode levar a sintomas desagradáveis e impactar a qualidade de vida. Esse período pode durar vários anos e é dividido em quatro fases: pré-menopausa, perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

Pré-menopausa

A pré-menopausa começa alguns anos antes da última menstruação e é caracterizada pela diminuição gradual da produção hormonal. Nesta fase, os ciclos menstruais podem se tornar irregulares, podendo haver variações no fluxo menstrual e sintomas como cólicas, inchaço e irritabilidade. Além disso, podem ocorrer alterações de humor, insônia, diminuição da libido e ondas de calor.

Perimenopausa

A perimenopausa é a fase que começa cerca de um ano antes da menopausa e se estende por alguns anos após a última menstruação. Nesta fase, a produção hormonal diminui ainda mais e pode haver um aumento nos sintomas, como ondas de calor, suores noturnos, irritabilidade, ansiedade, insônia e diminuição da libido.

 Menopausa

A menopausa é definida como a ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos. Nesta fase, a produção hormonal está muito reduzida, o que pode levar a sintomas como ressecamento vaginal, dor durante a relação sexual, incontinência urinária, insônia, irritabilidade, diminuição da libido, osteoporose e aumento do risco cardiovascular.

Pós-menopausa

A pós-menopausa é a fase que começa um ano após a última menstruação e dura até o fim da vida. Nesta fase, os sintomas podem continuar, mas geralmente são menos intensos. Além disso, as mulheres nesta fase têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares e osteoporose.

 É possível amenizar os sintomas de todas as fases do climatério de maneira segura e natural.

Muitas mulheres para amenizar os sintomas do climatério, recorrem a terapias de reposição hormonal. No entanto, as terapias hormonais podem apresentar riscos e efeitos colaterais. Por isso, cada vez mais crescem as alternativas naturais para aliviar estes sintomas.

A suplementação natural com compostos bioativos, pode ajudar a equilibrar os níveis hormonais e reduzir os sintomas do climatério desde antes de eles se iniciarem. 

Como medida preventiva, as mulheres podem buscar a suplementação a partir dos 35 anos (desde que devidamente acompanhada por um profissional de saúde).

A Ages acredita no uso de compostos bioativos naturais como o caminho adequado para se alcançar uma longevidade ativa e saudável, livre das questões relacionadas ao natural processo de envelhecimento.

Por isso, pensando na preservação e manutenção da saúde feminina, desenvolvemos o Ormona®, um complexo bioativo inédito composto por geranilgeraniol, tocotrienóis, daidzeína e genisteína, C3G e ácido gálico, que atua diretamente na preservação da Saúde Ovariana, modulando o equilíbrio hormonal feminino e contribuindo com a mitigação dos sintomas em todas as fases do climatério.

Ormona® é comercializado ao consumidor final nas melhores farmácias de manipulação em todo o país, vide prescrição.

Fale conosco para saber mais sobre ele.

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.