Hábitos saudáveis ​​para um envelhecimento ativo

Hábitos saudáveis ​​para um envelhecimento ativo

Soluções para retardar o envelhecimento sempre foram muito procuradas, principalmente do ponto de vista estético, mas cada vez mais vemos a adoção de hábitos mais saudáveis como principal ponto de partida na busca do envelhecimento ativo.

O envelhecimento é um fato, mas o como se envelhece é uma escolha. Os avanços da medicina de prevenção estão possibilitando cada vez mais aumentar nossa expectativa de vida e a adoção de hábitos saudáveis colaboram para a manutenção das capacidades físicas e mentais, naturalmente afetadas nessa fase da vida.

“Vou à academia duas vezes por dia, quatro dias por semana, uma vez para uma aula de spin e outra para levantar pesos”. Este pode até parecer ser o relato de um atleta, mas na verdade é de um norte americano de 84 anos, que há muito tempo se exercita não apenas para se manter em forma, mas também, porque ele entende que se não queremos que nosso corpo pare com o passar dos anos, devemos nos manter em movimento.

E por se movimentar, considere o cérebro tanto quanto seus músculos. Se exercitar, comer melhor e estimular o cérebro, é o caminho mais adequado para se manter uma boa saúde na velhice. Manter um bom sono também é crucial para retardar o processo de envelhecimento, viver mais e evitar doenças relacionadas à idade.

Fique em forma para se manter jovem.

Não precisamos virar um “rato de academia” para obter os benefícios antienvelhecimento reais do exercício. A prática de exercícios de intensidade moderada, como caminhar rapidamente ou subir escadas por apenas 15 minutos todos os dias, reduzem os riscos cardiovasculares.

Mesmo exercícios de baixa intensidade podem diminuir o risco de doenças cardíacas e condições crônicas como hipertensão, depressão, diabetes e câncer. Enquanto isso, o condicionamento físico mantém os ossos fortes, os músculos intactos e reduz as chances de quedas e fraturas.

Alimentação saudável significa envelhecimento saudável

A nutrição afeta todos os aspectos da saúde, para melhor ou para pior. As escolhas alimentares podem ajudar a curar – ou exacerbar – condições como diabetes tipo 2 e hipertensão.

Para alguém que sofre de obesidade, perder apenas 5% do peso corporal diminui os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares, melhorando o funcionamento do fígado, gordura e tecido muscular. Enquanto isso, a desnutrição leva a riscos à saúde que os idosos principalmente, devem evitar.

Mas não é apenas a barriga que se beneficia de uma melhor nutrição. Uma dieta saudável para o coração também ajuda o cérebro, pois pode reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

A alimentação é fundamental para retardar o envelhecimento e as doenças associadas a ele. Coma grãos integrais e mais vegetais, evitando alimentos processados.

Trabalhe seu cérebro

O alimento para o pensamento é mais do que o que você come. Envolver o cérebro também pode ajudar a protegê-lo do declínio relacionado à idade e doenças neurodegenerativas. Resolver quebra-cabeças desafiadores, trabalhar ou até mesmo ter uma atitude positiva são ferramentas para mantê-lo em boa saúde.

Embora tecnicamente seu cérebro não seja um músculo, ele precisa de exercícios para manter o desempenho. O que não significa fazer palavras cruzadas sem parar, mas significa adotar hábitos de vida que o mantenham mentalmente desafiado e também engajado socialmente.

Descanse seu corpo

Uma boa noite de sono é essencial para retardar o processo de envelhecimento. O sono é fundamentalmente restaurador durante toda a vida de uma pessoa, especialmente para adultos mais velhos.

Os problemas de sono são comuns após os 65 anos de idade. Um sono mais curto e de pior qualidade faz com que você se sinta cansado e deprimido. Também pode afetar a memória, aumentar o risco de queda, enfraquecer o sistema imunológico e contribuir para a inflamação, especialmente em adultos mais velhos.

Em vez de sofrer, invista no autocuidado para resolver os problemas do sono. Consulte um especialista e pratique uma boa higiene do sono, como ir para a cama no mesmo horário todas as noites e evitar telas antes de dormir.

Retardar o processo de envelhecimento não é mágica. Concentre-se em desenvolver bons hábitos para manter ou até melhorar sua saúde ao longo dos anos: exercite-se regularmente, melhore sua dieta, mantenha seu cérebro ocupado e durma adequadamente. Essa é a fórmula apoiada por pesquisas não apenas para viver mais, mas também para viver melhor.

Fonte desta matéria: JuvenescenceTM

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.