Idadismo – afinal, quando as pessoas mais velhas devem se aposentar?

Idadismo – afinal, quando as pessoas mais velhas devem se aposentar?

O desempenho no trabalho não diminui necessariamente com a idade, mesmo que a percepção comum seja de que sim (idadismo).

A aposentadoria forçada é uma prática (idadismo) que o relatório da OMS já recomenda abolir há algum tempo.

É preciso rever as políticas que impõem idade de aposentadoria obrigatória, pois estas não ajudam a criar empregos para os jovens, como muitos imaginam, mas reduzem a capacidade dos trabalhadores mais velhos de contribuir e também reduzem as oportunidades de uma organização de se beneficiar da capacidade dos trabalhadores mais experientes.

Não é nossa idade cronológica que vai informar sobre a plenitude das nossas funções cognitivas e físicas. A perda de capacidade tipicamente associada ao envelhecimento é apenas vagamente relacionada à idade cronológica de uma pessoa. Não existe um idoso ‘típico’. E, embora seja provável que haja algum declínio relacionado à idade, isso pode não prejudicar o desempenho profissional ou outras atividades de uma pessoa.

A internalização de estereótipos de envelhecimento pode prejudicar a auto-estima. Muitas mulheres, por exemplo, pensam que precisam parecer mais jovens – com botox, preenchimentos, até mesmo cor de cabelo – outras ainda, que ser feminista é ser vista como aceitando sua idade. Questões visuais como estilo de roupa, cabelo, ou intervenções de beleza, são as últimas coisas que devemos julgar uns aos outros – ou a nós mesmos – por fazer.

Precisamos trabalhar para que o objetivo ao envelhecermos seja parecer e se sentir fantástico para a nossa idade. O que não significa que tenhamos de desgostar se os colegas acharem que parecemos mais jovens do que somos, pelo contrário. Nossa sociedade valoriza a juventude e essa primeira impressão de vitalidade é importante. Mas remover a pressão para parecer artificialmente jovem é essencial para perceber o envelhecimento de maneira positiva e abraçarmos a ideia de que viver é envelhecer e envelhecer é viver.

A saúde é um espectro. E sim, vai desmoronar. É fantástico que existam alguns octogenários que ainda trabalham e praticam esportes três ou cinco vezes por semana, mas você não deve se manter em um padrão que, se você não faz isso, significa que você é de alguma forma inferior.

A consciência do que podemos realizar deve ser individual e compartilhada tanto para a continuidade, quanto para o pausar das atividades, por isso, antes de perguntar quando alguém deve se aposentar considerando apenas sua idade, devemos avaliar o quanto mais a pessoa entende que pode continuar com seja lá o que gosta de fazer e com que frequência. Até porque, se o envelhecer fosse algo limitante, não faríamos nada, afinal, envelhecimento não é apenas algo que os velhos irritantes fazem. O envelhecimento começa no dia em que nascemos.

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.