Idadismo – Um comportamento preconceituoso que precisamos saber reconhecer e evitar

Idadismo – Um comportamento preconceituoso que precisamos saber reconhecer e evitar

Ter nossa capacidade física e intelectual questionada pela idade é idadismo, e com certeza algo que não iremos querer para o nosso futuro.

Comportamentos que temos muitas vezes por naturais, podem intimidar as pessoas de mais idade e demonstrar preconceito (idadismo), mesmo que não tenhamos a intenção.

E isso não apenas por um indivíduo isolado, mas o preconceito de idade pode ser exibido também por empresas, profissionais de saúde e até mesmo pela própria família. Este é um problema mundial e pode existir em todas as culturas, mesmo naquelas com reputação de respeitar os mais velhos. 

O problema é considerado tão generalizado – e crescente – que a Organização Mundial da Saúde publicou um tratado, O Relatório Mundial sobre Envelhecimento e Saúde, em 2015. “O envelhecimento das populações está se acelerando rapidamente em todo o mundo”, observa o relatório. Reconhecendo que essa tendência demográfica afetará a saúde da população, os sistemas de saúde, a força de trabalho e os orçamentos, o relatório foi encomendado para destacar as questões. O relatório da OMS avalia vários aspectos do envelhecimento e fornece recomendações para criar um mundo mais amigável ao idoso, onde os ambientes físico, social e de trabalho podem estender a capacidade funcional, a produtividade, a saúde e o bem-estar de uma pessoa.

A Ages já entende essas recomendações e traz compostos bioativos que atuam em prol da prevenção e manutenção biológica, para que a cronológica não seja protagonista e que cada vez mais as gerações atuais e futuras de seniores tenham a certeza de que poderão continuar aptos a realizar toda e qualquer atividade independente da sua idade

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.