Sarcopenia – com prevenção é possível amenizar

Sarcopenia – com prevenção é possível amenizar

A sarcopenia é uma síndrome de fragilidade que ocorre devido à perda de massa muscular, associada a prejuízos de função, conferindo maior risco de quedas, fraturas, incapacidade, dependência, hospitalização recorrente e mortalidade.

Distúrbios musculares são típicos do processo de envelhecimento e advêm especialmente devido à diminuição hormonal, ao aumento de mediadores inflamatórios e ao estresse oxidativo constante, mesmo em repouso, gerando uma degradação e desequilíbrio na síntese de proteínas e na função mitocondrial. Tais alterações provocam perda de massa magra, fadiga, quedas frequentes, fraqueza muscular, diminuição na velocidade da caminhada, redução de força para a prática de atividades físicas, além de outros problemas relacionados ao desempenho do sistema musculoesquelético, entre os quais o mais predominante é a sarcopenia.

Essa síndrome pode ou não estar associada a comorbidades, ao envelhecimento e a maior longevidade, no entanto, seu principal problema está na menor tolerância fisiológica aos diversos estressores e a exposição a eventos adversos à saúde ao longo da vida do indivíduo. Hoje, ela é considerada a síndrome mais prevalente do sistema musculoesquelético feminino. E, ela se dá pela perda progressiva de massa muscular, gerando fragilidades e prejuízos de função, conferindo maior risco de quedas, fraturas, incapacidade e até dependência.

Em âmbito molecular, a perda muscular pode ocorrer por distintos mecanismos, entre eles estão a diminuição da ativação das células-satélite, células tronco do sistema musculoesquelético, que são cruciais na manutenção e regeneração da massa muscular e, além disso, temos o aumento de processos de apoptose e de degradação proteica, induzidas pelas proteases ativadas por cálcio, proteossomo e/ou autofagia. Tais processos culminam ainda em perda da função de contração e distensão das fibras musculares, devido à degradação das células musculares e de seus filamentos protéicos de actina e miosina, cujo papel principal é a contração.

Uma nutrição adequada, reforçada pelo consumo de suplementação natural, associada a prática regular de atividades físicas contribuem com prevenção da perda de massa, manutenção e regeneração muscular e pode promover melhora na diferenciação dos miócitos, recuperando a morfologia das células jovens, melhorando a viabilidade celular e aumentando a capacidade de proliferação de mioblastos, revertendo e protegendo as células do estresse oxidativo e da inflamação, decorrentes aos processos típicos do envelhecimento.

A Ages acredita na prevenção como o melhor caminho para o envelhecimento saudável, por isso pesquisa e desenvolve compostos bioativos exclusivos, que são efetivos na manutenção e síntese da massa muscular, prevenindo a Sarcopenia, por atuar na regeneração muscular, proteger as células do estresse oxidativo e da inflamação e na regulação gênica de fatores que proporcionam a síntese muscular prevenindo sua degradação, além de evitar e restabelecer quadros de lesão e dores. 

Fale conosco agora mesmo para saber mais sobre o Chronic® e o Ormona®, nossos ativos para a prevenção e modulação de questões relacionadas ao natural processo de envelhecimento.

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.