O impacto na autoestima da mulher no climatério

O impacto na autoestima da mulher no climatério

As mulheres maduras de hoje estão redefinindo o envelhecimento, buscando manter sua autonomia e autoestima durante o climatério, uma fase desafiadora da vida feminina.

Ao abordamos qual o impacto na autoestima da mulher no climatério, estamos falando de muitas mulheres que ao entrar nessa fase, perdem essas vontades junto com a qualidade de vida, deixando inconscientemente que sua essência e autonomia se perca na jornada da vida.

No artigo, vamos abordar mais sobre esses impactos e como a mulher no climatério pode ter a perspectiva da sua autoestima diferente com o apoio os profissionais da saúde durante essa fase.

O contexto da mulher no climatério

Atualmente, é comum ouvirmos e expressarmos a sensação de que o tempo está passando cada vez mais rápido.

Parece que as mulheres das décadas passadas tinham mais tempo para se adaptarem e se prepararem para o envelhecimento. Será que elas simplesmente aceitavam de forma mais tranquila o processo de envelhecer?

Por outro lado, a autoestima é como um superpoder que nos ajuda a nos ver de forma positiva, a nos relacionar melhor com os outros e a encarar os desafios da vida de frente. E para as mulheres maduras, essa autoestima é ainda mais importante!

Às vezes, com o passar dos anos, é comum que as mulheres sintam sua autoestima diminuir. As mudanças físicas e sociais podem afetar a forma como nos vemos. Mas ao aceitar e abraçar todas as transformações que o tempo traz, a mulher madura pode redefinir sua autoimagem e encarar o mundo com uma nova dose de confiança e alegria.


Quais sintomas afetam a autoestima da mulher no climatério?

Os sintomas que “atropelam” as mulheres com o avanço da idade e a chegada do climatério podem deixá-las perdidas e sem perspectiva de recuperar a energia, o viço e a beleza.

Esses sintomas podem ser diretas ou indiretas, como:

  • Alterações no peso corporal

Nessa fase, muitas mulheres experimentam mudanças no peso corporal devido a flutuações hormonais e alterações no metabolismo.

Essas mudanças podem ser frustrantes para algumas mulheres, especialmente se elas têm dificuldade em perder peso ou se sentem desconfortáveis com a nova forma do corpo. Isso pode afetar negativamente a autoestima e a imagem corporal.

  • Alterações na pele e cabelo

As mudanças hormonais durante o climatério podem afetar a saúde da pele e do cabelo, levando a problemas como pele seca, rugas, perda de elasticidade da pele, queda de cabelo ou mudanças na textura do cabelo.

Para muitas mulheres, essas mudanças podem ser preocupantes e contribuir para sentimentos de inadequação e baixa autoestima.

  • Alterações no humor e na saúde mental

Durante o climatério, algumas mulheres podem experimentar alterações significativas no humor, incluindo ansiedade, irritabilidade, depressão e alterações na autoestima. Esses sintomas podem ser desafiadores de lidar e afetar a confiança e a percepção de si mesma.

  • Diminuição da libido

Alterações hormonais durante o climatério podem levar a uma diminuição da libido em algumas mulheres. Isso pode afetar a autoestima e a confiança sexual, bem como causar tensão nos relacionamentos íntimos.

  • Ondas de calor (fogachos)

As ondas de calor são comuns durante o climatério e podem causar desconforto significativo. Elas muitas vezes se manifestam como uma sensação repentina de calor intenso que se espalha pelo corpo, acompanhada por suor excessivo.

Esses episódios podem ocorrer a qualquer momento, o que pode ser embaraçoso e perturbador em situações sociais, afetando a autoconfiança e a autoimagem da mulher.

Como médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde podem auxiliar suas pacientes no climatério?

Compreender como o climatério na autoestima pode impactar a mulher madura e tratar o tema com empatia com soluções modernas podem ser muito efetivas, trazendo mais saúde e longevidade a elas, além de garantir que a mulher no climatério continue se sentindo bem consigo mesma ao olhar no espelho.

Por isso, a Ages Bioactive desenvolveu o Ormona®, pensando justamente em como unir o poder da natureza e a essência feminina em um bioativo 100% voltado para o equilíbrio da saúde ovariana.

Conheça o Ormona, o bioativo da mulher no climatério

Com alta biodisponibilidade, Ormona® é um composto majoritariamente por geranilgeraniol, delta-tocotrienol, daidzeína, genisteína, cianidina e ácido gálico.

Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes,  auxiliam na modulação hormonal feminina, contribuindo para a saúde ovariana e a performance mitocondrial.

Se você é prescritor e quer saber mais sobre o suplemento da mulher madura, clique agora aqui e converse com nosso time de prescrição!

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.