O que é o climatério?

O que é o climatério?

O climatério é caracterizado pelo período de transição entre a fase fértil da mulher e a fase não reprodutiva, em que ocorre a queda dos níveis de estrogênio, progesterona e testosterona. Quando se fala deste momento na vida da mulher as pessoas normalmente o associam à menopausa. Porém, a menopausa é só um dos marcos do climatério, que é a última menstruação, que ocorre normalmente entre 45 e 55 anos e encerra a sua fase reprodutiva. 

Os sinais e sintomas do climatério podem ser transitórios ou se estender por diversos anos após a menopausa. Eles podem incluir fogachos (ondas de calor), menstruação irregular, fragilidade óssea e fadiga.

As mulheres sentem o efeito dos hormônios de forma diferente em cada idade, isso porque o organismo da mulher é amplamente influenciado pelo seu sistema hormonal. Por isso, os efeitos do climatério são percebidos além do sistema reprodutivo, afetando os sistemas vasomotores e musculoesqueléticos, além de ter efeitos na aparência feminina.

Até 97% das mulheres têm pelo menos 1 sintoma oriundo do climatério e a maioria delas buscam profissionais de saúde por causa dos sintomas vasomotores. Em 2030, 64 milhões de mulheres brasileiras serão 35+. Por isso, a Ages desenvolveu o Ormona®, um composto bioativo que ameniza os sintomas do climatério, para as mulheres viverem melhor por mais tempo.

 

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.

Você pode gostar

Você pode gostar

VER TODAS