Você conhece os sintomas do climatério?

Você conhece os sintomas do climatério?

Ao longo das suas vidas, as mulheres passam por importantes marcos na sua saúde, como a primeira menstruação e a menopausa, isso também inclui o climatério, que não é muito conhecido mas tem impacto significativo na saúde feminina. O climatério é o período de transição entre a fase fértil e não reprodutiva da mulher, que se inicia com o declínio dos seus níveis hormonais de progesterona, estrogênio e testosterona e se estende anos após a menopausa. 

Alguns dos sintomas mais comuns do climatério incluem os fogachos (ondas de calor), fragilidade óssea, alterações de humor e queda de libido. Nesse post vamos conhecer melhor cada um desses sintomas e suas causas.

Fogachos 

Os fogachos, também conhecidos como ondas de calor, são o indício mais conhecido do climatério. Considerado um sintoma vasomotor, o fogacho causa suor intenso e pode vir acompanhado de taquicardia, tontura, dor de cabeça e enjoo. Ele é causado por uma dilatação abrupta dos vasos sanguíneos provocada pela desregulação do mecanismo de controle térmico, que ocorre devido à diminuição dos níveis de estrogênio circulantes no sangue.

Alterações de Humor

Os sintomas psíquicos do climatério, que podem incluir alterações no humor, depressão e insônia, são causados pela redução dos níveis de estrógeno e progesterona. A queda desses hormônios interfere na liberação de neurotransmissores essenciais para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso central, gerando transtornos no cotidiano da mulher.

Fragilidade Óssea

Nas mulheres, a perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia é causada pela  diminuição dos níveis de estrogênio, um dos principais responsáveis pela formação óssea feminina. A diminuição desses níveis hormonais leva a uma alteração nos ciclos de remodelação óssea, provocando o aumento da fase de reabsorção e reduzindo a fase de formação, o que torna os ossos mais porosos e frágeis. 

Queda de Libido

A queda de libido no climatério é uma consequência da diminuição de produção pelos ovários dos hormônios testosterona, estrogênio e progesterona. Esses hormônios afetam a excitação sexual por meio da percepção sensorial, transmissão e descarga nervosa central e periférica, fluxo sanguíneo periférico e capacidade de desenvolver tensão muscular. Por isso, a queda dos níveis hormonais pode provocar a redução da responsividade sexual, diminuição da atividade sexual e declínio do desejo sexual.

Ormona® – Uma alternativa natural para prevenção e modulação dos sintomas do climatério

Pensando em ajudar as mulheres a prevenir e amenizar os sintomas do climatério a Ages desenvolveu o Ormona®, um complexo bioativo natural com extratos do bioma amazônico, que atua na modulação hormonal feminina, contribuindo para a saúde ovariana e a performance mitocondrial, melhorando o healthspan das mulheres.

 

Newsletter

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as principais tendências em prevenção, envelhecimento saudável, longevidade e healthspan.

Você pode gostar

Você pode gostar

VER TODAS